segunda-feira, 21 de junho de 2010

Manual pra brasileiros sobre italianos 5 : "Os conspiradores"



Palavra: "Omertà". traduçao: "conspiraçao".Definiçao de omertà no codigo penal italiano: " Ato de obstinado silencio, em nao denunciar crimes de menor ou maior gravidade, onde se vem direta ou indiretamente a conhecimento e se comete escondendo a indentidade de quem cometeu o crime em questao ou omitindo fatos relevantes a uma investigaçao judicial.

Bem... Oque se pode dizer sobre isso? é que se vc viu um criminoso cometer um ato criminoso e nao denuncia, voce esta cometendo um crime tambem. Mas nos podemos entender, que se eu sou um marginal e vejo outro marginal cometendo um crime é obvio que eu nao vou dizer nada, mas se eu nao sou um marginal e vejo um marginal cometendo um crime é obvio que eu irei denunciar, a nao ser que eu esteja sendo ameaçada de morte, mas mesmo assim existiria a proteçao para testemunhas.

O que acontece por aqui é que mesmo que voce seja uma pessoa que paga devidamente os seus impostos, e seja uma "pessoa do bem" essa pessoa nao vai denunciar ninguém. Por que?
Voces, ja leram sobre a Italia antes da guerra nao? Se nao leiam.
A tal fama tambem se associa a Mafia. Realmente o povo italiano sempre foi um povo muito sofrido,
as pessoas eram muito pobres e o imperio nao fazia muito pelos seus suditos até a Republica ser estabilida em 1949 (se nao me falha a memoria).
E a mafia vem desde os tempos de imperio, desde 1600 na Sardenha, por exemplo que la tem o nome de "Anonima Sarda" , Camorra na Campania (seria a regiao que tem Napoli como capital) , Cosa nostra na Sicilia,  Sacra corona Unita na Puglia, e a Dranguenta (se escreve 'ndrangheta) na Calabria. Seria certo dizer que as organizaçoes criminais italianas dominam a Italia da Campania pra baixo.




















Vamos exclarecer outros pontos. A famosa "Mafia" , termo conhecido internacionalmente para definir organizaçao criminal na Italia e que primeiramente era usada para definir somente a organizaçao criminal no estado da Sicilia, data desde 1876, sendo uma coisa muito antiga, ou seja desde os tempos bisavos e trisavos italianos, era vista como uma coisa obviamente nao legal, mas ninguem se metia, pois muitos dos mafiosos além de serem muitas vezes parentes,ou até mesmo inteiras familias, (Ah sim ! ja me esquescia desse detalhe, mafioso, mafioso tem que vir de familia, se voce nao é mafioso de familia, voce é meio mafioso, que significa que voce faz favores pra mafia )tambem controlavam a politica e a policia das cidades, faziam favores, arrumavam trabalho pra quem nao tinha, recuperavam a honra das senhoras abandonadas pelos maridos,resolviam problemas de familia, faziam festas gratuitas a populaçao,davam presentes, emprestavam dinheiro,organizavam banquetes em restaurante pra toda a cidade, entao logo tais mafiosos eram queridos pela populaçao.(Muito parecido com o que acontece nas favelas do Rio nao?) Entao se acontecesse alguma coisa, algum crime, um omicidio, um roubo, uma transaçao ilegal, mesmo que fosse a luz do dia, e existessem testemunhas, a policia quando fosse interrogar alguém, diriam : " eu nao vi nada, nem ouvi nada..."



Faziam isso em respeito, por conivencia, por medo, por varios motivos. E até hoje é assim.
Se matam uma pessoa em plena luz do dia na frente de um bar, o dono do bar vai dizer : "mataram alguem? aonde? foi?"

A coisa triste é que esse comportamento além de ser visto até hoje, contaminou todas as geraçoes, e se manifesta em diversas situaçoes, mesmo que nao tenha nada haver com a mafia!!!

E o nome disso é "Omerta" ou "Conspiraçao" no portugues. Entao mais uma caracteristica irresistivel dos italianos é que sao conspiradores inatos!

As organizaçoes criminosas na Italia continuam atuando até hoje, mas as pessoas daqui dizem:" Quem disse isso? isso é um absurdo! nao existe mafia aqui! fico muito chateado de ouvir isso, como voce tem o topete de dizer algo desse tipo ???"

E continuam fazendo favores, emprestando dinheiro, arrumando emprego, resolvendo problemas de familia e etc e etc, porque apesar de hoje a Italia ser uma "republica" e estar em 18° lugar na lista dos paises desenvolvidos (e eles ainda se gabarem disso, mas que quando conhecem o Brasil, na ignorancia deles dizem que "se o Brasil é 3° mundo eles sao o 4°"), parece que o povo "super desenvolvido" ainda precisa da " mafia " e a defende com garras, dentes e  "omertà"....
Aiii...sem mais comentarios.


"italianos apos presenciarem um crime"